Clin Quality - Logotipo

Clin Quality - Rua Nossa Senhora do Rosário, 357 | Centro - Embu das Artes - SP tels: (11) 4704 1628 - (11) 947168356

Especialidades

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

O tratamento de canal ou tratamento endodôntico, é um procedimento onde o cirurgião dentista remove a polpa dental (tecido que contém vários elementos, principalmente vasos sanguíneos e nervos) nos casos em que a mesma foi danificada ou morta.

O tratamento de canal acaba por salvar o dente das indesejáveis extrações dentárias. Antigamente (ou não tão antigamente em alguns lugares) se a pessoa relatasse sentir fortes dores no dente a única alternativa era a extração.

Limas Endodônticas

O nome dessas "agulhinhas" são Limas Endodônticas, utilizadas para limpar e modelar o canal do dente.
É muito importante que ao sentir dor no dente (mesmo que seja leve) você  procure um dentista para receber orientações  e se precisar o profissional já faz a intervenção necessária . A dor faz parte do processo de inflamação e esta  pode gerar danos irreversíveis a polpa dental.

Todo esse processo pode ocorrer lentamente sem que você perceba e gerar uma infecção dentária. Uma das conseqüências da infecção é a formação de pus. A proliferação desse pus que é repleto de bactérias leva a formação de fístulas, abscessos e até cistos.

Muitas pessoas têm medo de fazer o tratamento de canal. Ouvem muitas histórias de que esse tipo de tratamento é puro sofrimento. Esqueça. A odontologia evoluiu muito. Os profissionais têm em mãos anestésicos potentes que eliminam ou diminuem muito uma possível dor durante os procedimentos. Além disso, ela se tornou muito mais rápida e precisa com a utilização de certos equipamentos.

Após a limpeza, desinfecção e modelagem do(s) canal (ais), estes são preenchidos com um material obturador (ex: óxido de zinco/ eugenol) e em seguida é feita a restauração definitiva do dente.